| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMOR E LUZ ROSYLUZES
Desde: 01/11/2009      Publicadas: 240      Atualização: 24/10/2016

Capa |  CIÊNCIA E SAÚDE  |  ESPIRITISMO  |  EXOTERICO  |  MENSAGENS  |  NOTICIAS


 ESPIRITISMO

  20/05/2010
  0 comentário(s)


O ESQUECIMENTO DO PASSADO

O ESQUECIMENTO DO PASSADO


INTRODUÇÃO


O esquecimento do passado é considerado a mais séria das objeções contra a reencarnação. Como pode o homem aproveitar da experiência adquirida em suas anteriores existências, quando não se lembra delas? Pois que, desde que lhe falta essa reminiscência, cada existência é para ele qual se fora a primeira; deste modo está sempre a recomeçar... Pareceria ilógico fazer-nos expiar em uma existência faltas cometidas nas vidas passadas, de que tivéssemos perdido a lembrança. Enfim, se o homem já viveu, pergunta-se: por que não se lembra de suas existências passadas?

O ESQUECIMENTO DO PASSADO
O ESQUECIMENTO DO PASSADO


INTRODUÇÃO


O esquecimento do passado é considerado a mais séria das objeções contra a reencarnação. Como pode o homem aproveitar da experiência adquirida em suas anteriores existências, quando não se lembra delas? Pois que, desde que lhe falta essa reminiscência, cada existência é para ele qual se fora a primeira; deste modo está sempre a recomeçar... Pareceria ilógico fazer-nos expiar em uma existência faltas cometidas nas vidas passadas, de que tivéssemos perdido a lembrança. Enfim, se o homem já viveu, pergunta-se: por que não se lembra de suas existências passadas?


RAZÕES DO ESQUECIMENTO


Allan Kardec [LE-qst 392-399] [ESE-cap V it 11] vai examinar essa questão.


Depois de concluir que o esquecimento do passado atesta a sabedoria de Deus, pois a lembrança de existências anteriores traria inconvenientes muito graves, o Codificador apresenta as principais razões do ponto de vista moral:


a) A lembrança do passado traria perturbações inevitáveis às relações sociais: o Espírito renasce freqüentemente no mesmo meio em que viveu, e se encontra em relação com as mesmas pessoas a fim de reparar o mal que lhes tenha feito. Se nelas reconhecesse as mesmas que havia odiado, talvez o ódio reaparecesse. De qualquer modo, ficaria humilhado perante aquelas pessoas que tivesse ofendido.


Quantos ódios milenares são desfeitos em uma existência quando os adversários de ontem se reencontram na condição de pai e filho, de mãe e filha ou de irmãos consanguíneos? Se eles tivessem na consciência a lembrança das faltas cometidas uns contra os outros, dificilmente conseguiriam pacificar as relações. De tudo isto deduz-se que a lembrança do passado perturbaria as relações sociais e tornar-se-ia um entrave ao progresso.


b) Pelo esquecimento do passado o homem é mais ele mesmo: livre da reminiscência de um passado importuno, o homem viverá com mais liberdade, terá maior mérito em praticar o bem, e poderá exercitar seu livre-arbítrio de forma mais ampla.


A lembrança do passado poderia humilhar o Espírito culpado levando-o a muitos processos de auto-depreciação, como poderia também exaltar o orgulho dos Espíritos que tiveram um passado de destaque em qualquer área da atividade humana.


A vida terrestre é, algumas vezes, difícil de suportar; ainda mais o seria se, ao cortejo dos nossos males atuais, acrescesse a memória dos sofrimentos ou das vergonhas passadas;


c) O esquecimento do passado arrefece o complexo de culpa, dando condições ao Espírito culpado de renovar-se psiquicamente: muitos Espíritos faltosos encontram-se em terríveis sofrimentos purgatoriais. Nas diversas esferas da erraticidade, em função de um remorso estanque, de uma culpa neurótica, sem estrutura psicológica para reparar o passado através da prática do bem e de uma atitude mental positiva.


Esquecendo o passado, ele mergulha em nova vida, onde as oportunidades de ressarcimento se lhe apresentarão naturalmente sem que o remorso paralisante atormente a sua consciência frágil;


d) O esquecimento do passado é uma condição temporária: ocorre apenas durante a vida física. Volvendo à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado. Nada mais há, portanto, do que uma interrupção temporária, semelhante à que se dá na vida terrestre durante o sono.


Ao retornar à vida extra-física, o homem vai, paulatinamente (mais ou menos rapidamente em função de sua evolução), tomando ciência de suas experiências anteriores, e então, já mais lúcido e tranqüilo, tem condições de tomar decisões sábias, preparando-se para novas batalhas.


Há, ainda, outra argumentação filosófica: por acaso o fato de não nos lembrarmos da nossa infância representa prova de que essa infância não existiu? Quantos acontecimentos vivemos, muitos deles, inclusive, perpetuados em fotografias, em filmes ou em gravações, e deles nos esquecemos completamente?


Do ponto de vista científico, as razões que explicam porque perde o Espírito as lembranças do passado são de três ordens:


1. O restringimento do perispírito no processo encarnatório;


2. O estado de perturbação que acompanha o Espírito reencarnante;


3. A imaturidade das células do sistema nervoso central nos primeiros anos de vida.


Esses fatores se somando fazem com que em cada nova existência o Espírito se esqueça, em seu próprio benefício das experiências pretéritas.


INSTRUMENTOS DO PRESENTE


Se o homem esquece o passado, poder-se-ia objetar: como condu-zir-se diante das provas, das opções, das situações difíceis que se lhe depararão na nova existência? Qual o caminho a seguir? Qual a atitude a tomar?


Kardec diz:


"Deus nos deu, para nos melhorarmos, justamente o que necessitamos e nos é suficiente: a voz da consciência e as tendências instintivas. O homem traz ao nascer, aquilo que adquiriu. Ele nasce exatamente como se fez. Cada existência é para ele um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi: se está sofrendo, é porque fez o mal, e suas tendências atuais indicam o que lhe resta corrigir em si mesmo. Examinando suas aptidões, seus defeitos suas inclinações inferiores ele pode inferir de seu passado e buscar elementos para reestruturar-se moral e intelectualmente. É sobre isso que ele deve concentrar toda a sua atenção, pois daquilo que foi completamente corrigido já não restam sinais." [ESE-cap V it 11]


Examinando sempre sua consciência, estudando atentamente o que é certo e errado ele encontrará o caminho ideal a seguir, pois cada um traz impresso em seu interior as necessidades prementes e as resoluções tomadas quando no mundo espiritual.


A estes fatores acrescem-se dois outros: a assistência dos bons Espíritos e as lembranças advindas durante o sono.


Não é somente após a morte que o Espírito terá recordações de suas outras existências. Muitas vezes, quando Deus julga útil, permite que o Espírito durante o desdobramento natural do sono, tenha lembranças fragmentárias de outras encarnações. Mesmo que não se lembre totalmente delas ao acordar, as manterá em seu campo psíquico sobre a forma de reflexos e condicionamentos positivos, que nos momentos de dúvida poderão auxiliá-lo a tomar as decisões corretas.


Por outro lado, todos nós, ao reencarnamos, passamos a ser assistidos por amigos espirituais que estarão ao nosso lado, sempre que necessário, velando por nós e nos inspirando nas decisões mais difíceis.


BIBLIOGRAFIA

1) O Livro dos Espíritos - Allan Kardec

2) O Que é o Espiritismo? - Allan Kardec

3) O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

Apostila Original: Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora - MG




  Mais notícias da seção espiritismo no caderno ESPIRITISMO
08/10/2010 - espiritismo - ORAÇÃO ANJO DA GUARDA
Oraçao ao Anjo da Guarda da outra pessoa para a acalmar... Anjo da Guarda de (Fulano) aplaca o ódio, a ira ou o rancor do teu protegido para que não me faça nenhum mal, não me prejudique ou não me atormente com suas emoções inferiores, próprias da fraqueza humana. Não sei a causa do seu ressentimento ou do seu furor contra mim. Talvez seja antip...
01/09/2010 - espiritismo - PRECES-ESTAR CONTENTE
ESTAR CONTENTE Deus!Sei que os meus estados de espírito dependem do meu pensar. Se pensar em coisas tristes, que não ajudam ou até prejudicam alguém, o meu interior se fere, gerando um mal -estar que precisa ser debelado urgentemente.É neste exercício mental que agora faço, pensando em Ti, que me vem a força para me manter no pensar positivo, numa ...
01/09/2010 - espiritismo - A CURA PELA PRECE
PARA LIVRAR-SE DE UM VÍCIOSenhor Jesus, irmão de todos os dias e de todas as horas. Necessito de Ti, amigo dos pobres e estropiados do caminho. Tu disseste, Senhor: Não convides os teus parentes e amigos e, sim, os pobres e estropiados para a tua mesa, e estes somos nós, os viciados, os dependentes de qualquer vício, pois maltrapilhos estamos, ten...
01/09/2010 - espiritismo - - Qual o mecanismo do intercâmbio mediúnico e quais os princípios básicos em que se alicerça?
PERGUNTAS E RESPOSTAS01- Qual o mecanismo do intercâmbio mediúnico e quais os princípios básicos em que se alicerça? R - para que um Espírito se comunique é preciso que se estabeleça a sintonia da mente encarnada com a desencarnada, mecanismo básico que se desdobra de acordo com o tipo de mediunidade, estado psíquico dos agentes passivo e ativo...
01/09/2010 - espiritismo - Segue abaixo alguns endereços físicos de hospitais espíritas e similares.
Estado de São PauloAmparo " SPSanatório Ismael (Fazenda Palmeiras)R. Quintino bocaiúva, 505 " Centro " CEP 13900-000Fone: (19) 3807.3866 e 3807.6466 Araras " SPSanatório Espírita Luis SayãoAv. Padre Alarico, 1253 " CEP 13601-900Fone: (19) 541.3211 Araraquara " SPHospital Psiquiátrico Cairbar SchutelAv. Cairbar Schutel, 454 " Jd. Arco Ír...
20/05/2010 - espiritismo - REENCARNAÇÃO: OBJETIVOS
REENCARNAÇÃO: OBJETIVOSEnsina-nos Allan Kardec [LE-qst 330] que a reencarnação está para os Espíritos, assim como a morte está para os encarnados: é um processo inelutável, tão certo quanto o desencarne o é para os homens.A encarnação é uma necessidade evolutiva, porque somente ao contato com a matéria física consegue o Espírito certos elementos ne...
20/05/2010 - espiritismo - MORTE PREMATURA: CRIANÇAS NO MUNDO ESPIRITUAL
MORTE PREMATURA: CRIANÇAS NO MUNDO ESPIRITUALCAUSAS DAS MORTES PREMATURASComo explicar a situação da criança, cuja vida material se interrompe? E por que esse fato ocorre? Duas indagações que surgem naturalmente ao nos depararmos com a morte na infância.Allan Kardec [LE-qst 199] registra o pensamento dos Espíritos Superiores:"A duração da vida da c...
31/01/2010 - espiritismo - DOUTRINA ESPÍRITA: AS OBRAS BÁSICAS
DOUTRINA ESPÍRITA: AS OBRAS BÁSICAS AS OBRAS BÁSICASO conteúdo das obras publicadas por Allan Kardec expõem e consolidam os princípios e os elementos constitutivos da Doutrina Espírita, em sua totalidade, segundo o ensino dos Espíritos, sistematizados pelo codificador. Representam um patrimônio ético, científico e filosófico de valor incalculável, ...
30/01/2010 - espiritismo - O que é o Espiritismo?
O que é o Espiritismo? O que é o Espiritismo:É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, o Céu e o Inferno e A Gênese.É o Consolador prometido que veio, no devido temp...
04/01/2010 - espiritismo - Preces e Orações
Preces e OraçõesLeia as diversas referências sobre a prece na Doutrina Espírita:Jesus:Jesus definiu claramente as qualidades da prece. Quando orardes, diz ele, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, ...
04/01/2010 - espiritismo - Brilhe Vossa Luz Texto extraído do livro "Vinha de Luz", Chico Xavier (Emmanuel)
Brilhe Vossa LuzTexto extraído do livro "Vinha de Luz", Chico Xavier (Emmanuel)Meu amigo, no vasto caminho da Terra, cada criatura procura o alimento espiritual que lhe corresponde à posição evolutiva.A abelha suga a flor, o abutre reclama despojos, o homem busca emoções. Mas ainda mesmo no terreno das emoções, cada espírito exige tipos especiais.H...
21/12/2009 - espiritismo - O espiritismo é a ilha da bonanza,
EspiritismoO espiritismo é a ilha da bonanza,No oceano de lágrima e dor,Onde o homem cansado e sofredorEncontra o porto amigo da Esperança.Porto claro e feliz, onde a alma alcançaOs tesouros de fé, de crença e amor,Sob as bênçãos divinas do Senhor,E onde a vida decorre calma e mansa.É na doutrina da Fraternidade,Que o coração de toda a HumanidadeHá...
21/12/2009 - espiritismo - "A Carta de Deus"
"A Carta de Deus"Tu és um ser humano, és o Meu milagre.E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos.Conta teus dons e talentos.Entusiasma-te com eles.Reconhece-te.Aceita-te.Anima-te.E pensa que desde este momento podesmudar tua vida para o bem,se assim tepropões e se te enches de entusiasmo.Tu és minha criação maior.És meu milagre.Não...
21/12/2009 - espiritismo - Deus te Abençoe
Deus te AbençoeDeus te abençoes o gesto de carinho,Alma da caridade, branda e pura,Pela migalha de venturaAos tristes do caminho.Deus te abençoe a refeição sem nomeQue trazes, cada diaAos cansados viajores da agoniaQue esmorecem de fome.Deus te abençoe a roupa restauradaCom que vestes, contentes,A penosa nudez de tanta genteQue vagueia na estrada!D...
21/12/2009 - espiritismo - Confie Sempre
Confie SempreNão percas a tua fé entre as sombras do mundo.Ainda que os teus pés estejam sangrando,segue para frente,Erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.Crê e trabalha.Esforça-te no bem e espera com paciência.Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá.De todos os infelizes, os mais desditosossão os que perderam...
27/11/2009 - espiritismo - Parto humanizado
A ansiedade de conhecer um novo membro da família e toda a simbologia que esse momento tem torna o nascimento de uma nova vida um acontecimento sublime. Mas o que poucas pessoas imaginam é que o parto pode ser um trauma para o bebê.A tradição oriental prega o nascer sem violência, em que o bebê é homenageado e recebe as boas-vindas do mundo. ?Quem ...
27/11/2009 - espiritismo - O renascimento, também conhecido como Terapia da Respiração ou respiração consciente.
O que é Renascimento?O renascimento, também conhecido como Terapia da Respiração ou respiração consciente.É uma técnica muito simples de respiração conectada - quer dizer que a inspiração e a expiração estão ligadas, onde termina uma, começa a outra, sem pausas. Essa respiração deve ser profunda e suave podendo ser feita pelo nariz ou pela boca.É d...
05/11/2009 - espiritismo - Regressão de Memória
Desde de criança, os abalos emocionais repercutiam em meu corpo físico por intermédio de dor forte e persistente na região próxima ao coração, que durava dias. Essa situação, ainda que antiga e repetitiva, me deixava inquieto e preocupado.Cheguei mesmo a pensar que estivesse com algum problema físico ligado ao coração: por duas vezes me submeti a r...
05/11/2009 - espiritismo - Renascendo
Cristina se viu andando pelo acostamento de uma estrada. O que estaria fazendo ali? Tudo estava nebuloso em sua mente. Onde estaria sua família, seu marido e seus filhos?Desejou vê-los. E como se o pensamento fosse um desejo para ser cumprido de imediato, Cristina no mesmo instante estava em outro lugar e ficou chocada com o que viu: ...
04/11/2009 - espiritismo - Qual é o teor da sua energia?
A mediunidade faz parte da natureza. Todos somos médiuns, uns mais, outros menos desenvolvidos, e trocamos energias uns com os outros.Com umas você sente prazer enorme em conversar, com outras você antipatiza, quer vê-las pelas costas. Isso não é apenas um capricho seu, mas um reflexo das energias que elas irradiam e você capta.Existem pessoas nutr...
04/11/2009 - espiritismo - A vida precisa ser renovada. A morte é a mudança que estabelece a renovação.
A vida precisa ser renovada. A morte é a mudança que estabelece a renovação. Quando alguém parte, muitas coisas se modificam na estrutura dos que ficam e, sendo uma lei natural, ela é sempre um bem, muito embora as pessoas não queiram aceitar isso. Nada é mais inútil e machuca mais do que a revolta. Lembre-se de que nós não temos nenhum poder sobre...



Capa |  CIÊNCIA E SAÚDE  |  ESPIRITISMO  |  EXOTERICO  |  MENSAGENS  |  NOTICIAS
Busca em

  
240 Notícias


CIÊNCIA E SAÚDE
 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

A LINHAÇA E SEUS BENEFÍCIOS

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

A fruta que mata as células cancerígenas.

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

ERVAS MEDICINAIS- CAMOMILA

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

FRUTAS MEDICINAIS MANGA

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

FRUTAS MEDICINAIS MANGA

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

Dengue: doença fingida

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

Um hospital brasileiro, especializado no tratamento a pacientes com câncer, lançou uma campanha inspiradora. Chama-se: Doe palavras.

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

Um hospital brasileiro, especializado no tratamento a pacientes com câncer, lançou uma campanha inspiradora. Chama-se: Doe palavras.

 

CIÊNCIA E SAÚDE

 

Um hospital brasileiro, especializado no tratamento a pacientes com câncer, lançou uma campanha inspiradora. Chama-se: Doe palavras.


EXOTERICO
 

EXOTERICO

 

Oração para benção do dinheiro

 

EXOTERICO

 

Orações Ciganas-Orações Ciganas

 

EXOTERICO

 

Magia do Pegaso.

 

EXOTERICO

 

Oração ao Anjo Rafael

 

EXOTERICO

 

Oração à Santa Sara-Kali

 

EXOTERICO

 

Oração a Sta. Sara

 

EXOTERICO

 

Este pequeno ritual trará a proteção do Menino Jesus para seu lar,


MENSAGENS
 

NOTICIA

 

Serviços Eletrônico:shttp://www.detran.sp.gov.br/

 

MENSAGENS

 

Sonda espacial descobre mini-sistema planetário com seis planetas

 

NOTICIAS

 

25/08/2010 18h15 - Atualizado em 26/08/2010 00h37 Bancos têm de pagar correção da poupança de planos, decide STJ

 

MENSAGENS

 

EM CASA


NOTICIAS
 

NOTÍCIAS

 

O que é autismo?

 

NOTÍCIAS

 

Direitos dos Autistas

 

NOTÍCIAS

 

Direitos dos Autistas

 

NOTICIA

 

POLISHOP

 

NOTÍCIAS

 

Como Trabalhar em Casa com a Polishop

 

NOTICIA

 

IPVA 2013 de São Paulo será divulgado esta semana